Como se tornar um turista melhor

O turismo em excesso está sufocando cidades ao redor do mundo; veja o que você pode fazer para evitar ser parte do problema – sem deixar de sair de casa.

Por Bryan Lufkin, BBC

Turistas fazem fila no elevador Santa Justa, em Lisboa — Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP/Arquivo
Foto: Patricia de Melo Moreira / AFP/Arquivo

“Mais pessoas estão viajando – o que é ótimo – mas não há mais joias escondidas.”

Esse foi um comentário que eu ouvi esperando em uma fila de imigração em Dublin, na Irlanda, no mês passado. Os turistas estavam falando sobre Dubrovnik, na Croácia, e sobre como ultimamente todos os destinos parecem lotados.

A ideia me impressionou de um modo estranho:

Claro, mais pessoas estão viajando, o que é bom. Elas estão ampliando seus horizontes.

Mas reduzir os destinos a uma coleção cada vez menor de “joias escondidas” a serem assinaladas em uma lista é o tipo de atitude que alimenta o excesso de turismo.

Qual é o problema?

O excesso de turistas é um problema no mundo todo: Machu Picchu, no Peru; Ilha de Skye, na Escócia; Gion, um distrito de gueixas em Kyoto, no Japão; Distrito da Luz Vermelha, em Amsterdã; os canais de Veneza; os campos de papoulas da Califórnia; Maya Bay, na Tailândia, agora fechada para turistas por tempo indeterminado; Museu do Louvre, em Paris – que reabriu no final do mês passado, após ter fechado porque os funcionários tiraram licença em massa devido às condições decorrentes da quantidade excessiva de turistas.

Todos esses lugares receberam mais turistas do que eles podem receber – tanto pessoas do mesmo país quanto estrangeiros.

O excesso de visitantes sobrecarrega os locais, causando problemas como danos ambientais. Além disso, muitos não respeitam a cultura local, bebem em excesso e até causam o aumento do valor dos aluguéis.

Ao mesmo tempo, ninguém deve ser desencorajado a viajar. Então, como você pode ser um turista melhor?

Leia mais em G1

Previous Brasil e Portugal assinam novo acordo de serviços aéreos

Plantão Emergencial – São Paulo: 11 3156 7600 | Demais localidades: 0800 770 0750

© 2024 Maringá Turismo. Todos os direitos reservados

Pular para o conteúdo